sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Trabalhando com arquivos compactados no Linux


Compactadores: rar, zip, bzip, etc

No Linux, cada formato trabalha de maneira independente, ou seja, cada fomato de arquivo compactado tem um executável próprio para ser extraido. Estes programas podem ser usados no terminal (linha de comando) ou através de frontends (interfaces gráficas que se utilizam desses executaveis).

TAR

O tar é um dos formatos mais comuns no Linux, tem a extensão ".tar", e geralmente os arquivos tar já vem compactados em Gzip, com a extenção ".tar.gz". Para extrair um arquivo ".tar" use o seguinte comando:

Código: Selecionar tudo
tar -xvf


Em que "" seria substituido pelo nome do arquivo ".tar" que você gostaria de extrair. Este comando irá extrair o conteudo do arquivo no diretório atual. Para extrair em outro caminho, usa a opção -C:

Código: Selecionar tudo
tar -xvf -C


Obviamente, substituindo "" pelo caminho da pasta. Veja um exemplo:

Código: Selecionar tudo
tar -xvf pumpitup.tar -C /home/CidoLoco/Programas/Pump\ It\ Up


Simples assim. :D


GZIP

De longe o mais utilizado no Linux, geralmente vem compactando um arquivo ".tar". Tem uma compressão boa (apenas boa :P) e tem a extensão ".tar.gz" ou apenas ".gz". Há duas maneiras de extrair um arquivo ".tar.gz", e apenas uma para extrair um arquivo ".gz":

Código: Selecionar tudo
gunzip -d


Use o comando acima para extrair arquivos ".gz". Caso faça isso em um arquivo ".tar.gz", será criado um arquivo ".tar" que deverá ser extraido novamente usando o comando tar. Portanto, é mais simples estrair ".tar.gz" logo dessa maneira:

Código: Selecionar tudo
tar -xvf


Extamente, é igual a extrair um arquivo ".tar" comum. Decore este comando, pois vai ser bastante usado. :D Você também pode usar o parametro "-C" para arquivos ".tar.gz" utilizando o comando "tar".

BZIP

Bzip é um dos formatos que melhor compacta os arquivos, porém também demora um pouco mais para descompactar os arquivos. A extenção é ".tar.bz2" ou apenas ".bz2". É quase a mesma coisa do Gzip, para extrair um arquivo ".bz2" use o seguinte comando:

Código: Selecionar tudo
bunzip2 -d


Só muda o nome do comando mesmo, porque as opções são as mesmas. E para extrair um arquivo ".tar.bz2" é ainda mais simples:

Código: Selecionar tudo
tar -xvf


Mais uma vez a mesma coisa. :P Este comando também extrai arquivos ".tar.bz2", sendo assim, também aceita a opção "-C".

RAR

Este formato é um dos mais usados no Windows. Ainda há alguns softwares para Linux que também usam Rar para comprimir seus arquivos, mesmo que o Bzip2 comprima melhor. Bom, cada um gosta do que gosta. :P Para extrair arquivos ".rar", você deve ter o programa de linha de comando "unrar". Existe ainda o "rar", mas geralmente o "unrar" já vem na maioria das distribuições. Caso não tenha ele no seu slackware, baixe aqui.
Para extrair um arquivo ".rar" é simples:

Código: Selecionar tudo
unrar e


Isso irá extrair o arquivo rar no caminho atual.

ZIP

Com certeza o formato mais usado, usa a extenção ".zip". Para extrair um arquivo ".zip" é simples:

Código: Selecionar tudo
unzip


Isto irá extair o arquivo no diretório atual. O executavel "unzip" já vem no Slackware.

7ZIP

7zip é um formato aberto, relativamente novo. Está se tornando cada vez mais famoso pela sua capacidade de compressão muito alta. Geralmente não está presente por padrão no sistema, e o recomendado é baixá-lo. Você pode fazer isso aqui. Sua extenção é ".7z", e para extraí-lo no diretório atual usamos o seguinte comando:

Código: Selecionar tudo
7za e



Existem outros tipos de arquivos (bem) menos comuns de serem encontrados na internet para download. São eles: .lhz, .lha, .gda, .cab, .arj, .pea, .ace e outros. Lhz e Lha são mais usados no Japão. Gda é um formato japonês, e mesmo assim pouco utilizado por lá. Cab são os arquivos "cabinet" do Windows. Arj já foi mais usado. :P Pea é um formato relativamente novo, criado pelo desenvolvedor do PeaZip. Ace também já foi mais usado antigamente. :)

Frontends:

Frontends nada mais são do que interfaces gráficas para executaveis de linha de comando. No caso dos compactadores, os frontends se utilizam destes programas vistos anteriormente e apenas facilitam a tarefa para o usuário. Sendo asssim, maioria deles verifica na inicialização quais formatos você pode extrair, e automaticamente passam a dar suporte aos formatos que encontrarem no seu computador. Isto que dizer que, se você quiser extrair um arquivo ".7z", basta você instalar o "p7zip" no seu computador a automaticamente a maioria dos frontends irão passar a dar suporte ao formato. :)

Frontends mais conhecidos:

Ark (KDE)
File Roller (Gnome)
LxArchiver (GTK)
PeaZip (GTK e QT)

Sites dos formatos:

TAR - http://www.gnu.org/software/tar/
GZIP - http://www.gzip.org/
BZIP2 - http://www.bzip.org/
RAR - http://www.rarlab.com/
ZIP - http://www.winzip.com/
7ZIP - http://www.7zip.org/

Nenhum comentário: