quarta-feira, 15 de abril de 2009

Script de confirmação de data

Bem , ja fazia algum tempo que eu estava pensando em estudar ajax (já que é uma tendência para web) , e como todos que conhecem ajax sabem , javascript é imprescindível , pois ajax não é nada mais do que uma metodologia baseada em javascript , daí tive que começar do basicão do javascript (ja que as únicas coisas de javascript que eu sabia eram simples alerts) , e no meio dos meus estudos entrei em um apêndice de tratamento de datas em javascript ,e após a construção do meu primeiro scrip q confirmação de data resolvi postá-lo aqui , pois eu mesmo no trabalho ja precisei desse tipo de script e tive que recorrer a sites de terceiros em busca do mesmo. Só lembrando que para acessar a função basta criar uma página html com 1 link "[a]" e chamar a função usando algum evento, Ex: [a onclick="mostraData();"]Clique aqui para mostrar a data[/a].
Lembre-se de alterar os colchetes "[]" por tags "<>" , pois o sistema do blog reconhece como html e não mostra o código fonte corretamente se eu deixar como tags.
Segue o código :
data.js

/*
*
* Criado por Ciro Rodrigues Galvão Junior
* em 15/04/2009
*
*/

function mostraData(){

// instanciando o objeto date , para podermos manipular os métodos de data.
var data = new Date();
// Obtendo o dia , mês e ano.
var dia = data.getDay();
var mes = data.getMonth();
var ano = data.getFullYear();

//Criando array com os nomes dos dias da semana.
var diasDaSemana = new Array(
'Domingo' , 'Segunda-feira' , 'Terça-feira' , 'Quarta-feira' , 'Quinta-feira',
'Sexta-feira' , 'Sábado');
//Criando array com os nomes dos meses do ano.
var mesesDoAno = new Array(
'Janeiro' , 'Fevereiro' , 'Março' , 'Abril' , 'Maio' , 'Junho' , 'Julho' ,
'Agosto' , 'Setembro' , 'Outubro' , 'Novembro' , 'Dezembro'
);
//chamando o alert para exibir os dado coletados.
alert("Brasília - " + diasDaSemana[dia] + ", " + data.getDate() + " de " +
mesesDoAno[mes] + " de " + ano);


}

3 comentários:

Brisa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Brisa disse...

Eu vou falar sobre esse AJAX na faculdade... vou falar sobre sistema operacional online que existe graças a ele...

^^

Ciro Junior. disse...

Qual sistema operacional existe graças ao ajax?